Vivências de sábado

Vivências de sábado

As vivências são uma oportunidade para se conhecer, se conectar com o essencial e perceber que pequenos hábitos no dia a dia podem trazer um ganho imenso na sua saúde em todos os sentidos: físico, emocional e psicológico. O melhor de tudo é descobrir que alguns minutinhos de foco em você podem modificar não só a sua saúde, mas a do próximo e de todo o planeta.

Nesse final de semana, eu e a Débora Tieko compartilhamos um pouco de nossas alquimias para o dia a dia. Iniciamos com uma aula de yoga compreendendo os pranayamas e a importância dos óleos dentro da ayurveda, em seguida a Débora, artesã em cosméticos naturais, nos ensinou a preparar óleos básicos aliados a aromaterapia. Para finalizar preparamos um almoço delicioso e aromático cheio de especiarias. Para participar das vivências escreva para goute@goute.com.br e inscreva-se para receber novidades. Em seguida um pouquinho do que rolou:

Minha receita favorita de bolo de banana, inspirada na receita do chef Tal Ronnen, acrescentei mais especiarias para levantar ainda mais o sabor e trazer mais benefícios para a saúde.

BOLO PÃO DE BANANA COM ESPECIARIAS
Ingredientes:

-Spray para untar a forma a base de coco.
-2  1/2 xícaras de farinha branca.
-1 colher de sopa de canela moída.
-1 colher de chá de cravo moído.
-1 colher de chá de cardamomo moído.
-1 ½ colher de chá de fermento.
-½ colher de chá de bicarbonato de sódio.
-½ colher de chá de sal.
-1 colher de sopa de linhaça em pó.
-3 colheres de sopa de água.
-2/3 xícara de óleo.
-½ xícara de açúcar mascavo.
-½ xícara de açúcar demerara.
-1 colher de chá de vanila.
-4 bananas maduras.

Modo de fazer:
-Preaqueça o forno a 180 graus, unte e polvilhe com farinha uma forma de pão retangular.
-Misture a farinha, as especiarias, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
-Coloque a linhaça na água e aguarde alguns minutos para engrossar.
-Adicione o óleo, o açúcar e a vanila na linhaça e misture bem. Acrescente as bananas e mexa com o fouet, ou amasse um pouco as bananas. Usando uma espátula acrescente a mistura com farinha e mexa até integrar.
-Coloque a massa na forma e deixe descansar por 10 minutos.
-Leve ao forno por 1 hora aproximadamente. O pão deve fazer algumas rachaduras.

A oficina foi super especial, nossa amiga Débora comentou e enviou uma dica preciosa:
Com base nos princípios da Ayurveda e seu sistema de classificação dos biótipos (doshas), aliados aos saberes da Aromaterapia e noções básicas de perfumaria botânica, realizamos o feitio de óleos personalizados, verdadeiras alquimias para oleação e nutrição da pele e equilíbrio do organismo.

Utilizamos óleos vegetais de sementes oleaginosas, apropriados para cada tipo de pessoa e aprendemos a enriquecê-los com óleos essenciais (lavanda, capim limão, sândalo, olíbano, ylang ylang, petitgrain, gengibre e muitos outros). A escolha dos ingredientes foi feita a partir das sensações olfativas individuais e do aprendizado sobre as propriedades bioquímicas dessas substâncias aromáticas altamente concentradas, extraídas de variadas partes das plantas, que nos auxiliam na conexão com o nosso essencial, proporcionando benefícios físicos e vibracionais.

Unindo ciência e arte, cada participante fez seu próprio óleo corporal com uma combinação exclusiva de óleos essenciais. Além disso, na vivência foi ensinada uma receita extra de repelente natural, que disponibilizamos aqui.

Repelente Natural Bifásico
Ingredientes:
– 1 copo de álcool de cereais.
– 4 a 8 colheres de sopa de óleo vegetal (Óleos de neem e andiroba apresentam ação repelente, mas também podem ser utilizados outros, como girassol ou semente de uva).
– 1 a 2 colheres chá de óleo essencial de Citronela.
Misture todos os ingredientes e acondicione em recipiente limpo.
Rendimento: aproximadamente 250 ml.
Modo de usar: agite bem antes de usar e aplique sobre a pele, evitando a região de olhos e boca. Evite exposição ao Sol logo após a aplicação do produto. Em caso de irritação, suspenda o uso. Validade: 06 meses.

Não indicado para gestantes, crianças menores de 2 anos e pessoas sensíveis a componentes da fórmula.
Armazenar o produto em local seco e arejado, longe de radiação solar.

 

Colunista:
Dani Hispagnol
danihispagnol@goute.com.br
Sem comentários

Post A Comment