Berlim: criativa, cultural e vegana

Berlim: criativa, cultural e vegana

Berlim se tornou uma das cidades mais importantes quando falamos de cozinha sustentável, além de ser hoje o principal centro cultural e criativo da Europa.  Eu estive em Berlin em outro momento, não imaginava me tornar vegana, não imaginava que a cidade poderia oferecer tantas possibilidades. Então terei que voltar em breve. Oba.

Essa é uma das belezas do universo vegano, redescobrir.  A cada dia encontro novos ingredientes para minha cozinha, novos endereços e destinos pelo mundo, charmosos hotéis e pessoas  voltadas para um pensamento coletivo e consciente. É certo que hábitos que acumulamos durante uma vida estão passando por uma transição, assim como os serviços. Ainda levará algum tempo para desconstruirmos e reconstruirmos, padrões e pensamentos. Mas acredito e aposto em novas possibilidades para nosso futuro e incentivo a todos a refletirem e a experimentarem novos sabores nos pratos e na vida.

Conheça um pouco sobre Berlim:

Depois de vivenciar duas guerras mundiais, passar pelo nazismo, e de conviver com um muro dividindo a cidade por 30 anos, a população de Berlim diminuiu aproximadamente pela metade. A cidade que já recebia imigrantes a séculos se tornou atraente para jovens criativos e intelectuais, que em busca de preços baixos para moradia e espaços para exposições de seus trabalhos encontraram ali o seu lugar. Grande parte de suas construções vazias e destruídas foram reconstruídas, assim como sua identidade, e a cidade se transformou em uma cidade-instalação-artística, com mais de 400 galerias, museus e arte de rua. A diversidade cultural e o pensamento sustentável fazem desse destino um dos lugares mais atraentes do planeta.

A geração de energia solar, o transporte público, as ciclovias, as hortas urbanas, os parques, a moda, a hotelaria e a gastronomia vegana fazem parte do pensamento sustentável em Berlim. Uma avenida inteira é dedicada ao veganismo, a Schivelbeiner StraBe,  já no quarteirão Warschauer StraBe além de restaurantes, encontramos também  lojas de calçados como a Avezu e a loja de roupas Dear Goods, além da rede de mercados Veganz, que oferece todos os tipos de alimentos sem uso de animais e com baixo impacto ambiental . A lista dos restaurantes é extensa, já são mais de 50 restaurantes veganos e 320 vegan-friendly, sendo o destaque para o Kopps (foto) com sua decoração moderna e lindos pratos criativos.

Berlim é um dos destinos mais interessantes do mundo, apesar do seu histórico difícil de ser compreendido, se transforma a cada dia, unindo pessoas com pensamentos criativos e conscientes que podem mudar o futuro do planeta. É o lugar para estar, não deixe de visitar. +infos: goute@goute.com.br

Colunista:
Dani Hispagnol
danihispagnol@goute.com.br
Sem comentários

Post A Comment