Uruguai: Vinhos, azeites e paisagens incríveis

Uruguai: Vinhos, azeites e paisagens incríveis

O Uruguai é um destino perfeito para uma escapada. Entre os campos e o litoral percebemos uma sofisticada simplicidade nas paisagens e uma maneira mais tranquila e aparentemente feliz de viver. O antigo está preservado e em perfeita harmonia com novo e com a natureza.

Fomos de carro passeando pelo Sul do Brasil e fomos direto para José Ignácio, um vilarejo cheio de charme, com casarões de linhas retas e janelões à beira mar que se misturam as casinhas originais cheias de personalidade. O centrinho em volta da praça é badalado na temporada. Entre as opções de restaurantes na vila, o Huella em frente ao mar é o mais conhecido e concorrido. Para quem gosta de uma experiência mais escondida à sugestão é visitar uma produção de azeites artesanais muito especiais, o Punta Lobos. O casal de brasileiros Thais e Lucas oferece uma degustação em sua pequenina e original casa de pedra, foi um passeio encantador.

No caminho para Carmelo esta Sacramento, uma cidadezinha pitoresca com construções originais do período colonial. Ruazinhas de pedras, pousadinhas e restaurantes compõe o cenário no centro histórico e valem uma estada. Também visitamos Carmelo, em meio aos vinhedos, uma experiência fantástica e muito romântica. Restaurantes cheios de detalhes e cuidados na decoração e adegas fazem  um convite para passar tardes degustando os vinhos.

Um senso de ordem na estética está presente no Uruguai e nos chama atenção, tanto nos comportamentos como nos espaços públicos e privados. Um governo que não tem medo de ousar, legalizando a maconha, aborto e o casamento homossexual, uma população atenta à qualidade de vida mais que ao sucesso ou consumo.  Em Montevideo presenciamos a síntese deste país, a modéstia em todos os lugares que não oculta à elegância de um passado e de um presente. Seu respeito ao velho e sua celebração do novo esta em tudo, no centro histórico ou na modernidade dos centros empresarias, mas é discreta, não ofende. Não há o apelo ao consumo e sim a uma boa qualidade de vida… uma viagem que inspira…

Para mais informações, nos escrevam: goute@goute.com.br

Tags:
, ,
Colunista:
Dani Hispagnol
danihispagnol@goute.com.br
Sem comentários

Post A Comment