A Jaqueira não quer ser a Bromélia

A Jaqueira não quer ser a Bromélia

Começou assim a palestra de Peter Webb, um ser que esta imerso na natureza e que a percebe e a estuda a cada dia. Peter, é agrônomo de formação, mas diz ter usado muito pouco do que aprendeu na faculdade para o trabalho que realiza hoje em dia. Ele se dedica a recuperar solos, a agrofloresta, a ecopsicologia e a permacultura. Todas essas praticas tem como objetivo fazer o plantio de forma que uma espécie ajude a outra, pelo tamanho, pela forma de se comportar e pela necessidade de cada uma. É preciso observar e entender cada espécie, clima e solo para poder compor um vaso, um jardim ou uma floresta harmônica, produtiva ,cheia de vida e nutrientes. Como Peter diz, a natureza gosta de amigos, aceita e precisa dos diferentes – ” a jaqueira não quer ser a bromélia”, elas são verdadeiras e simples, se ajudam e se compõe.
Nós, os serem humanos, somos parte da natureza e temos as mesmas qualidades complementares, mas quase não percebemos que estamos enfileirando não só plantações de mesmas espécies, mas pensamentos repetidos, trazendo a competição, a falta da biodiversidade e o empobrecimento cultural, gerando assim tristeza e doenças em nossas vidas, na natureza e nos alimentos, dando espaço ao uso de remédios e agrotóxicos, que empobrecem ainda mais a saúde de todos os seres vivos. Se observarmos, respeitarmos e nos integrarmos com a natureza estamos cuidando nós mesmos, entrando em contato direto com a fonte da saúde, com a sinergia e a felicidade de percebermos a vida.
A Palestra de Peter Webb, fez parte da serie de palestras na Livraria da Vila, do POSITIV.A, consultoria criada por Rafael Seibel e Alex Seibel. A empresa desenvolve projetos junto a especialistas selecionados, dentro dos temas que possam causar um impacto positivo no meio ambiente. Um lindo trabalho.
Foi muito bom estar com essa turma nesse momento em que estamos inciamos nosso projeto de vida em Cunha, que preza por uma vida mais simples, por uma busca de valores integrados com a natureza, que considero ser a nossa casa, cozinha e escola.
Infos de viagem: goute@goute.com.br
Tags:
Colunista:
Dani Hispagnol
danihispagnol@goute.com.br
Sem comentários

Post A Comment